sábado, 31 de março de 2012

A caminhada e corrida contribuem para a saúde da mulher

Decisão inteligente, hábito simples, mas ele pode ser mais do que parece, você sabia?

Entre inúmeras pesquisas sobre o assunto, esta, com dados bem específicos, me chamou a atenção. Um estudo norte-americano constatou que as mulheres que costumam fazer caminhadas diariamente sofrem menor risco de desenvolver um acidente vascular cerebral, o famoso AVC. A prática regular das atividades físicas também irão contribuir de modo favorável no caso de atenuar as consequências e intensidade (isquêmico e hemorrágico) do AVC se ele ocorrer.
Os cientistas que trabalharam na pesquisa observaram vários perfis de caminhadas e constataram que mulheres que adotam caminhadas igual ou superior a 2 horas semanais tem 30% menos riscos em comparação com as que não realizam atividades físicas. Isso porque exercitar-se, somado a qualidade na alimentação e rotinas diárias, melhoram a circulação sanguínea, eleva a produção de serotonina (hormônio que gera a sensação de bem estar), reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora o fluxo sanguíneo no cérebro. Além é claro que produzir efeitos estéticos sempre favoráveis!
Livre-se dos MITOS femininos ligados às Corridas (com dados oficiais de matéria da Runner´s)
Em dias de menstruação, dá para correr numa boa?
A endorfina liberada durante o treino consegue bloquear alguns sinais de cólica que são emitidos ao sistema nervoso. O aumento do batimento cardíaco melhora a circulação e oxigenação dos tecidos, amenizando as dores. Mais ainda: você distrai a cabeça e mantém a forma. Para quem tem cólicas muito fortes durante o período menstrual, é melhor não forçar a barra.

Na gravidez manter ou ritmo ou desacelerar?
Se você tem uma vida sedentária, não invente de começar uma atividade física de impacto durante a gravidez. “A mulher até pode se exercitar, mas recomendam-se esportes sem impacto, como natação, pilates e aulas de alongamento”, afirma a ginecologista e obstetra Lúcia Navarro, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e especializada em gravidez de alto risco. Segundo ela, no primeiro trimestre da gestação — até completar 12 semanas —, recomenda-se repouso (mas isso também depende bastante do estilo de vida e da idade da mulher). Depois, os exercícios estão liberados, mas com acompanhamento.

Tendo varizes e tendências a ela, pode correr?
Vai depender do grau desse problema circulatório. “A maior causa das varizes é a genética. De forma geral, o exercício é bom para a circulação sanguínea”, afirma o angiologista Marcelo Araújo, doutor em cirurgia vascular pela Universidade Federal Paulista (Unifesp). “As mulheres com microvasos não sentem diferença nenhuma com a corrida, mas quem tem aquelas veias dilatadas deve tomar cuidado porque as chances de sentir dor e inchar a perna aumentam. Nesse caso, é melhor nadar ou fazer hidroginástica.”

E a celulite, desaparece correndo?
O esporte não faz milagre, mas ajuda — e muito. Saiba que você não está sozinha: os furinhos indesejados afetam 90% das mulheres. “A celulite é consequência do acúmulo de gordura localizada associado à retenção de líquidos e retração da pele”, explica a dermatologista Rosiane Boabaid. A genética e o estilo de vida determinam a intensidade com que a celulite aparece, mas a corrida é uma grande aliada no combate a essa praga. “Os treinos devem ser indicados por técnicos que conheçam a corredora para especificar o intervalo adequado da frequência cardíaca, a fim de queimar o tecido adiposo e não a massa muscular”, diz Rosiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário